Se você mora na capital de São Paulo ou já precisou se mover pela cidade em determinado período, já passou pela dor de cabeça que é o trânsito da maior metrópole da América do Sul.
São Paulo é a maior capital brasileira com o maior número de veículos circulantes. Qualquer pessoa que frequente a cidade já ouviu falar sobre o rodízio de carros e a multa aplicada em caso de infração e uso em dia inadequado.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre essa multa, qual a tolerância e como funciona o rodízio de carros.
No dia 4 de maio de 1998 a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo implantou o rodízio de carros. A implantação experimental foi em 1996 com o objetivo de diminuir os impactos ambientais e o trânsito da maior metrópole da América do Sul.
E como virou uma lei, em casos de descumprimento uma multa é aplicada ao condutor do veículo.
A multa de rodízio SP é aplicada sempre que você sai de carro pela capital paulista no dia de restrição do seu veículo. Ao ser flagrado por um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ou radar eletrônico, o condutor é autuado com uma multa de gravidade média.
A multa de rodízio custa R$ 130,16 e o motorista infrator também perde 4 pontos em sua CNH. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração média de trânsito circular com o carro em locais e horários não permitidos pela regulamentação.
Para saber se você foi multado é através de alguns apps disponíveis que ao identificar a placa do seu veículo já consta. Ou também através do portal do Detran-SP. Você receberá também uma carta de aviso de autuação na sua casa.
Outro detalhe importante é que ao sair com o carro em zonas proibidas de circular com sua placa, você pode ser multado mais de uma vez. Isso mesmo, o mesmo veículo pode ser autuado na parte da manhã e depois na parte da noite. Ou seja, se você sair nos dois períodos proibidos, pode ser multado duas vezes.
Um mesmo carro só não será autuado mais de uma vez no mesmo período. Isto é, se um motorista sair de manhã no dia do seu rodízio, a partir das 7h, for multado e depois encontrar outro agente de trânsito ainda antes das 10h, ele não será autuado novamente.
Para aplicar a multa de rodízio tudo vai depender do final da sua placa.
Cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite. O rodízio de veículos funciona da seguinte maneira:
Dias da semana | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Finais de placas que NÃO podem circular | 1 e 2 | 3 e 4 | 5 e 6 | 7 e 8 | 9 e 0 |
Não são todas ruas e avenidas que fazem parte da medida, você sabia? Segue as que devem ser observadas ao sair de carro.
Os dias de funcionamento do rodízio são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em dois períodos que duram 3 horas cada.
E o horário de livre circulação é das 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59.
Infelizmente, não existe nenhuma tolerância. A política de rodízio de veículos em São Paulo é extremamente rigorosa. Por exemplo, o rodízio começa exatamente às 7h da manhã.
Se um motorista com a placa do dia for flagrado dirigindo na região do centro às 7h01, ele será multado. Da mesma forma que esse mesmo motorista estiver circulando às 20h01 poderá ser multado também.
Os indivíduos que desrespeitarem os horários do rodízio ficam sujeitos a multa no valor de R $130,16 + 4 pontos à sua CNH, por ser considerada uma infração média.
Uma medida que pretende melhorar um dos principais problemas de São Paulo que é o trânsito será sempre bem-vinda.
E para quem mora ou passa por lá é importante ficar atento aos horários, vias e o final da placa para que não seja necessário o pagamento da multa nem os pontos descontados da CNH. Leia mais sobre legislação e multas em nosso blog!