Se você pensa em tirar a CNH do caminhão, já se perguntou quais são as categorias da habilitação que permitem dirigi-los?
Tirar a carteira de caminhão é um processo longo, porém se você seguir todas as etapas da maneira certa não terá dificuldade!
Ainda existem muitas dúvidas para as pessoas que desejam dirigir esse tipo de veículo. Por isso, neste texto abordaremos quais são os tipos de cartas possíveis para dirigir caminhão e como funciona todo o processo.
Venha conferir!
A CNH possui cinco categorias: A, B, C, D e E. Mas, afinal, com qual delas é permitido dirigir um caminhão?
As categorias com essa possibilidade são a C e E. Com elas, o motorista pode dirigir veículos acima de 3,5 toneladas e ultrapassar a carga de 6 toneladas.
Entenda um pouco melhor sobre a diferença entre as categorias da carteira:
Como vimos no tópico anterior, para dirigir um caminhão é necessário ter CNH de categoria C ou E. Entenda melhor como adquirir essas cartas:
Para tirar a CNH categoria C, o condutor precisa ter pelo menos um ano de carteira de motorista da categoria B. Por esse motivo a idade mínima é de 19 anos.
Além disso, não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses.
Para tirar a carteira, é necessário aprovação nos exames tanto de aptidão física, quanto de aptidão mental e realizar o curso prático e o teste de direção veicular.
Na categoria C, você pode dirigir veículos como: máquinas agrícolas, tratores e todos os tipos de caminhões, desde que não sejam articulados.
Todas as categorias superiores de CNH podem dirigir os veículos relacionados às categorias anteriores.
Dessa forma, um indivíduo com uma CNH de categoria D é livre para dirigir caminhões, que são os veículos da CNH de categoria C.
A CNH E é a carteira de motorista mais avançada, você pode conduzir todos os veículos incluídos nos tipos de categoria B, C e D.
Possibilita também dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg, como carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
É necessário que o motorista tenha mais de 21 anos e já tenha passado 12 meses nas categorias C ou D, sem tomar nenhuma multa grave ou gravíssima.
Outro requisito para obter a carteira de habilitação é concluir 20 horas de aulas práticas e realizar o exame de direção também.
Os valores para tirar uma carta de caminhão variam muito de estado para estado, e pode depender também da escolha da autoescola.
Fizemos uma estimativa de quanto seriam esses gastos, confira abaixo:
Se você possui a CNH de categoria B e deseja tirar a CNH de categoria D, existe a possibilidade de fazê-la diretamente, sem a necessidade de tirar a carteira de categoria C previamente. No entanto, para tirar a CNH de categoria E, é necessário possuir uma CNH de categoria C ou D.
Dessa forma, o melhor caminho para aqueles que possuem CNH de categoria B é tirar a de categoria D direto.
Lembrando que esses valores são uma média e podem variar de acordo com sua região.
Agora que já te falamos quais cartas permitem dirigir caminhão e qual o valor médio para conseguir elas, veja mais algumas dúvidas frequentes sobre cnh de caminhão:
Sim. Mesmo a Categoria D de CNH permitir, especificamente, que os motoristas dirijam os veículos de transporte para passageiros, é possível dirigir tranquilamente um caminhão possuindo CNH de categoria D.
Isso porque, como falado anteriormente, as categorias superiores de CNH podem dirigir os veículos das categorias anteriores. A categoria D é superior a categoria C, que permite ao motorista dirigir qualquer tipo de caminhão.
As principais diferenças entre categoria C e D são:
A categoria C, os condutores podem dirigir veículos de carga, não articulados acima de 3,5 toneladas, e automóveis da categoria B.
Já a CNH categoria D como citamos no texto acima, os motoristas podem conduzir veículos para transporte de passageiros que acomodam mais 8 pessoas e veículos das categorias B e C.
Essa carga se enquadra na categoria C, onde o condutor pode dirigir veículos acima de 3,5 toneladas de peso bruto total.
É a categoria ideal para quem deseja dirigir caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
Na hora de renovar sua carta, funciona da mesma forma que as outras CNH, a única diferença é a Lei do exame toxicológico.
Em 2015 entrou em vigor a Lei 13.103, ela exige que motoristas da categoria C, D e E com menos de 70 anos, devem fazer um novo exame a cada 2 anos e 6 meses, contados da data de obtenção ou da renovação da carteira e independente da validade da CNH.
Veja qual é o tempo de renovação das carteiras C e E:
É possível solicitar a renovação a partir de 30 dias antes do vencimento da CNH.
Se não fizer a renovação, depois do vencimento o motorista só poderá dirigir por 30 dias.
Podemos concluir que tirar CNH de caminhão é um processo relativamente rápido, mas exige um pouco de paciência. Por fim, se você seguir tudo do jeito correto e correr atrás das coisas certas no tempo necessário, não terá nenhum problema.
Agora que já sabe todos os passos, não perca tempo e já vá atrás da sua, e se quiser saber mais informações sobre a CNH, faça uma leitura em nosso blog!