Você sabe qual categoria para dirigir van?
Quando entramos na autoescola, um dos assuntos que somos ensinados é a categorização das carteiras existentes. Para dirigir cada veículo, o motorista precisa ter uma habilitação específica.
No entanto, apesar de ser um tema presente nos nossos primeiros dias de condução, é comum que passe despercebido com o tempo. Com isso, se você já pensou ou pensa em ter uma van, provavelmente deve ter esbarrado na dúvida: qual categoria preciso ter?
Para acabar de uma vez por todas com essa dúvida, separamos nesse artigo tudo que precisa saber sobre esse assunto.
Siga a leitura!
Vamos iniciar o artigo respondendo de cara a pergunta central: para dirigir van, você precisa ter a categoria D. Mas afinal, qual o motivo dessa classificação? Por que ela é feita? Quais outros veículos estão abarcados neste grupo?
Bem, para refrescar sua memória, abaixo vamos falar em detalhes sobre todas as classificações (incluindo a D).
A categoria A dá ao motorista o direito de dirigir automóveis de duas ou três rodas, contando ou não com carro lateral, em um tamanho superior a 50 cm³ de cilindrada, além de ciclomotores da categoria ACC.
Exemplos: motos, motonetas, triciclos, ciclomotor.
Muitas pessoas erroneamente acreditam que as vans estão neste grupo. Esse senso comum está equivocado, visto que na categoria B, o motorista está autorizado a conduzir automóveis de quatro rodas com um limite de 3,5 toneladas de peso bruto total ou capacidade para até oito passageiros (com o condutor, nove ocupantes). Ou seja, as proporções da van ultrapassam o estabelecido por lei.
Na categoria B, o motorista também pode acoplar reboques e semirreboques, contando que o conjunto da extensão não passe do limite de peso ou lotação citados acima.
Exemplos: automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.
Já os motoristas da categoria C estão permitidos conduzir quaisquer automóveis da categoria B, além de veículos de carga, não articulados, com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.
Unidades acopladas também são aceitas nessa categoria, considerando que a estrutura não supere o limite de 6 toneladas.
Exemplos: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
No grupo D, motoristas podem conduzir automóveis de passageiros com mais de 8 lugares. Ou seja, a categoria permitida para dirigir vans, sejam de transporte executivo ou escolar. Portanto essa classificação, também é permitida a condução dos veículos das categorias B e C.
Devemos destacar, porém, que se o seu objetivo é dirigir van excedendo oito lugares como atividade remunerada, é necessário participar do curso de transporte coletivo de passageiros, que é oferecido por instituições credenciadas.
Exemplos: micro-ônibus, ônibus e vans.
Por fim, chegamos na categoria E, que garante permissão para a condução de todos os automóveis citados nas CNHs B, C e D. Além disso, o motorista do grupo E também pode dirigir veículos acoplados que ultrapassem 6 toneladas.
Exemplos: carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados, além de carros puxando trailers.
Curso obrigatório para dirigir van escolar
Como citamos anteriormente, apenas conseguir a carteira com a categoria para dirigir van não é o suficiente caso você deseje exercer serviços remunerados.
No cenário do motorista visar conduzir van escolares ou de transporte (muito comuns em grandes cidades, como o Rio de Janeiro, por exemplo), o curso de transporte coletivo mostra-se essencial.
Para realizar o curso, o motorista não precisa pedir uma 2ª via da habilitação para portar o documento com os dados do curso. Para checar os lugares que ministram esse curso, você pode checar a aba “educação” no portal do Detran.
O Código de Trânsito Brasileiro – CTB diz o seguinte sobre a categoria D:
“IV – Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista.”
Em outras palavras, esse é um grupo que conta com características especiais, diferente da B, que permite ao portador dirigir carros do dia a dia. Mas se você quiser migrar da carteira B para a D, o que fazer?
Para solicitar a CNH na categoria D, é necessário ter mais de 21 anos e estar com a carteira de habilitação em dia há pelo menos dois anos na categoria B, ou há mais de um ano no grupo C.
Além disso, o profissional não pode ter passado por infrações graves, gravíssimas ou sido reincidente em infrações médias no período de doze meses. Por fim, o exame toxicológico também é necessário. Confira um passo a passo abaixo:
Gostou do conteúdo? Tem mais alguma dúvida ou questionamento sobre o assunto? Acesso nosso blog e fique por dentro das novidades!